Aliança reúne OEMAs para falar do monitoramento da restauração na Amazônia

Aliança reúne OEMAs para falar do monitoramento da restauração na Amazônia
março 6, 2023 Aliança Pela Restauração da Amazônia

O monitoramento da Restauração foi tema de reunião da Aliança pela Restauração na Amazônia com as Organizações Estaduais de Meio Ambiente (OEMAs) no dia 06 de março de 2023. Participaram 33 pessoas, incluindo representantes das OEMAs do Acre, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão e Rondônia, além de membros dos diferentes setores da Aliança, incluindo participantes do grupo de trabalho (GT) de Políticas Públicas.

A reunião começou com a apresentação da publicação “Recomendações para o Monitoramento da Restauração na Amazônia” pelos autores, com ênfase no monitoramento dos Programas de Regularização Ambiental (PRAs) Estaduais. Depois, os órgãos representados apresentaram o status do monitoramento em seus estados, as dificuldades e as oportunidades. Foi um espaço de trocas e aprendizagens entre todos, já que cada estado está em uma etapa diferente do processo. No entanto, todas enfrentam desafios comuns, como a insuficiência de pessoal técnico capacitado para trabalhar no monitoramento, limitações tecnológicas, financeiras, estruturais e logísticas para atender um território gigante.

Como próximos passos, a Aliança pretende apoiar os estados através de seus membros e GTs no fortalecimento dos processos estaduais, na capacitação técnica sobre monitoramento e na comunicação aos tomadores de decisão sobre os gargalos nesse processo. Sem monitoramento a restauração não ganhará escala. Os órgãos precisam ser fortalecidos e instrumentalizados para poderem monitorar a restauração na região.