
No Dia Internacional das Florestas, que foi celebrado em 21 de março, a Aliança pela Restauração na Amazônia iniciou a divulgação das instituições selecionadas na campanha “Restauração na Prática”. Nove iniciativas parceiras terão suas histórias e impacto compartilhados nas redes sociais e canais de comunicação da Aliança. A inauguração ficou por conta da Ecoporé, cujo vídeo foi divulgado no Facebook, Instagram e LinkedIn.
A seleção ocorreu ano passado e tem como objetivo divulgar boas práticas, soluções tecnológicas e conhecimentos sobre restauração e regeneração florestal com foco na Amazônia, em uma parceria da Aliança com o Observatório da Restauração de Reflorestamento (ORR) e com a Vitrine da Restauração.
A campanha ocorre em meio à década das Nações Unidas dedicada à restauração de ecossistemas e se enquadra, ainda, ao Plano Estratégico da Aliança, que direciona seus esforços para ampliar o reconhecimento da organização junto à sociedade e aos grupos de interesse. Além disso, a geração colaborativa e sistematização do conhecimento sobre restauração na Amazônia visa a tornar esse conhecimento amplamente acessível.
A campanha destaca conteúdos relacionados a iniciativas de restauração em andamento, difundindo informações com o objetivo de promover, qualificar e ampliar a escala da restauração de paisagens florestais na Amazônia brasileira.
O secretário executivo da Aliança, Rodrigo Freire (TNC Brasil), salienta que a campanha é um passo importante na consolidação da restauração de paisagens florestais na Amazônia. Por meio da divulgação de histórias de impacto, chama atenção para a relevância do tema. “Não é por acaso que iniciamos a divulgação no Dia Internacional das Florestas. Aproveitamos a comemoração para enfatizar que a restauração da Amazônia é imprescindível diante das mudanças climáticas”, completa Freire.