Aliança discute avanços e perspectivas de restauração de paisagens florestais com governadores da Amazônia Legal

Aliança discute avanços e perspectivas de restauração de paisagens florestais com governadores da Amazônia Legal
abril 12, 2024 Candida Schaedler

Parte dos eventos do 28º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, Aliança teve representação da secretaria executiva em evento realizado em Rio Branco, no Acre

A Aliança pela Restauração na Amazônia participou da reunião ordinária da Câmara Setorial do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal, Fórum de Secretários de Meio Ambiente e Força Tarefa dos Governadores pelo Clima e Florestas (GCF), que foi realizada em Rio Branco (AC), no dia 10 de abril. A reunião integra eventos previstos no marco do 28º Fórum de Governadores da Amazônia Legal e contou com a representação do secretário executivo da Aliança, Rodrigo Freire (TNC Brasil).

“Este foi um momento muito importante para o avanço e a discussão de políticas públicas, além de ter sido oportunidade de apresentar o trabalho da Aliança e de gerar conexões em prol da restauração do bioma com secretários de Meio Ambiente da Amazônia e outros participantes. Assim, construímos mecanismos para ganhar escala na restauração através de projetos estratégicos, fortalecimento e avanço das políticas públicas integradas, em níveis estadual e federal, bem como mecanismos financeiros mais sinérgicos e orientados na temática de restauração”, destaca Freire.

Além disso, houve a programação Diálogos Amazônicos, na qual o secretário executivo da Aliança mediou um painel. O objetivo do evento é lançar foco na redução do desmatamento ilegal e na transição para um novo modelo de desenvolvimento que maximize os benefícios da vocação florestal da região Amazônica.