Aliança apoia fortalecimento de rede de sementes no Pará

Aliança apoia fortalecimento de rede de sementes no Pará
outubro 10, 2024 Cândida Schaedler

Organização foi representada pelo Conselho de Coordenação Estratégica em Belém

A Aliança pela Restauração da Amazônia participou, de forma presencial, da oficina de trabalho sobre o projeto de Estratégia da Rede de Sementes no Território Paraense, desenvolvida pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal da Biodiversidade (IDEFLOR-Bio) e pelo Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB). A oficina aconteceu de forma híbrida. A parte presencial foi em Belém, no Pará.

A Aliança foi representada presencialmente pela Secretária Executiva Operacional, Amanda Paiva Quaresma, e por mais dois membros do conselho, Alisson Castilho e Saulo Souza – além de contar com a presença de outros membros de forma virtual. De acordo com Amanda, este foi o segundo evento do qual a Aliança participou no intuito de fortalecer e contribuir para que a iniciativa tenha sucesso. No encontro, o IDEFLOR-Bio e o IEB apresentaram seus planejamentos e estratégias, e focou-se na discussão a respeito da governança da Rede.

“Construir uma estratégia para o elo de sementes dentro da cadeia de restauração no bioma amazônico é fundamental para avançar na estruturação de casos de sucesso para o fornecimento de insumos de qualidade, além de incidir em políticas públicas que permitam aumentar a escala dessa atividade. Isso deve ser feito com incentivos e desonerações burocráticas, facilitando a atividade de coleta e venda de sementes como geração de renda para populações locais”, explica Amanda.