
Organização foi representada pelo Conselho de Coordenação Estratégica em Belém
A Aliança pela Restauração da Amazônia participou, de forma presencial, da oficina de trabalho sobre o projeto de Estratégia da Rede de Sementes no Território Paraense, desenvolvida pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal da Biodiversidade (IDEFLOR-Bio) e pelo Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB). A oficina aconteceu de forma híbrida. A parte presencial foi em Belém, no Pará.
A Aliança foi representada presencialmente pela Secretária Executiva Operacional, Amanda Paiva Quaresma, e por mais dois membros do conselho, Alisson Castilho e Saulo Souza – além de contar com a presença de outros membros de forma virtual. De acordo com Amanda, este foi o segundo evento do qual a Aliança participou no intuito de fortalecer e contribuir para que a iniciativa tenha sucesso. No encontro, o IDEFLOR-Bio e o IEB apresentaram seus planejamentos e estratégias, e focou-se na discussão a respeito da governança da Rede.
“Construir uma estratégia para o elo de sementes dentro da cadeia de restauração no bioma amazônico é fundamental para avançar na estruturação de casos de sucesso para o fornecimento de insumos de qualidade, além de incidir em políticas públicas que permitam aumentar a escala dessa atividade. Isso deve ser feito com incentivos e desonerações burocráticas, facilitando a atividade de coleta e venda de sementes como geração de renda para populações locais”, explica Amanda.