Aliança em ação: confira nossas principais notícias

Aliança em ação: confira nossas principais notícias
novembro 7, 2024 Cândida Schaedler

Confira como participar da nossa Assembleia geral e de outros eventos, e saiba mais sobre reuniões em que a Aliança esteve presente

A Aliança pela Restauração na Amazônia participou de muitas agendas nas últimas semanas e divulga oportunidades de participação em eventos e pesquisas. Confira os destaques:

Inscrições para a Assembleia Geral da Aliança seguem abertas

As inscrições para a Assembleia Geral da Aliança, que ocorre dia 27 de novembro, das 8h às 17h, continuam abertas. O evento será realizado em formato híbrido, com transmissão ao vivo via Zoom, e presencialmente no auditório do Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi.

Confira a programação e inscreva-se por meio deste formulário.

Evento sobre silvicultura de espécies nativas

A Aliança pela Restauração na Amazônia e a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura têm o convidam para o Evento de Silvicultura de Espécies Nativas na Amazônia – Contexto atual e novas perspectivas, que acontecerá no dia 28 de novembro, no Auditório do Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém (PA), das 9h às 18h.

O evento tem como objetivo fomentar discussões sobre o desenvolvimento da nova economia florestal, com ênfase na silvicultura de espécies nativas e no seu potencial para a restauração florestal. Será uma oportunidade única para reunir especialistas, produtores e profissionais do setor, promovendo o compartilhamento de conhecimentos e experiências relevantes.

Confira a programação e inscreva-se por meio deste link.

Apoio dos coletivos para levantamento de custos da restauração

A Reconecta Florestas, parceira e membro do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, realiza a atualização dos dados dos custos da restauração.  A proposta é atualizar os dados referentes ao estudo realizado em 2017. A Reconecta Florestas coleta informações de atores do setor, como empresas e organizações, para aprimorar o entendimento sobre os investimentos necessários e desenvolver estratégias mais eficientes para a restauração ecológica no Brasil.

Convidamos todos os membros da Aliança a contribuírem. Acesse o formulário por meio deste link.

Reunião do Conaveg

A segunda reunião ordinária da Comissão Nacional para a Recuperação da Vegetação Nativa (Conaveg) ocorreu no dia 27 de agosto, com intuito de mapear contribuições dos membros na versão preliminar do Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa (Planaveg) 2025-2028 antes da consulta pública, incluindo recomendações para o desenho do capítulo de governança da implementação com destaques de membros da Aliança.

Na terceira reunião ordinária, em 11 de outubro, foi aprovada a nova versão do Planaveg 2.0, após a inclusão de elementos da consulta pública.

O Planaveg 2.0 foi apresentado oficialmente no dia 28 de outubro, na 16ª Conferência das Nações Unidas para a Biodiversidade (COP16), em Cali, na Colômbia. Também como resultado da reunião, foi deliberada a ampliação de membros da Conaveg, incluindo mais representação dos coletivos biomáticos, cujo processo deve ocorrer em breve. Em ambas as reuniões, a Aliança esteve representada por Rodrigo Junqueira, do ISA. Saiba mais aqui.

Reunião da Câmara Técnica do Plano de Recuperação da Vegetação Nativa do Estado do Pará

A 1ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica do Plano de Recuperação da Vegetação Nativa do Estado do Pará (PRVN-PA) ocorreu no dia 10 de setembro, em formato virtual. A reunião tratou sobre objetivo e competência da Câmara Técnica, definição das atribuições dos membros e convidados da Câmara Técnica, e eleição para coordenação e relatoria da Câmara Técnica, que ficaram com SEMAS/PA e IPAM, respectivamente.

No total, o Plano traz 226 ações divididas em 10 objetivos estratégicos:

  1. Participação social;
  2. Fomento a mercados;
  3. Fomento à cadeia de insumos e serviços;
  4. Assistência técnica e extensão rural;
  5. Adequação ambiental e agrícola de imóveis particulares;
  6. Territórios coletivos, áreas protegidas e áreas públicas não destinadas;
  7. Governança e sistema normativo da recuperação da vegetação nativa;
  8. Planejamento espacial e monitoramento da recuperação;
  9. Pesquisa, desenvolvimento e inovação;
  10. Mecanismos financeiros.

O plano foi instituído pelo decreto 3.552, no final de 2023, e será o instrumento para implementação do programa estadual de recuperação da vegetação nativa, cujo objetivo é integrar e promover projetos e ações indutoras da recuperação de florestas e demais formas de vegetação nativa, contribuindo com a redução das emissões líquidas por meio do sequestro de gases de efeito estufa. O objetivo da Câmara Técnica será monitorar a implementação do Plano Estadual de Recuperação da Vegetação Nativa de forma contínua e participativa, sendo garantida transparência e adaptabilidade às mudanças de cenários.

Workshop da Câmara Técnica do Plano de Recuperação da Vegetação Nativa do Estado do Pará

Já no dia 29/10 ocorreu o Workshop da Câmara Técnica do Plano de Recuperação da Vegetação Nativa do Estado do Pará (PRVN-PA) no Centro de Treinamento da Semas Bosque, oferecendo um ambiente mais interativo para discutir e alinhar as ações prioritárias do PRVN-PA para os próximos anos. O foco é na apresentação do plano de ação já estruturado e nos resultados alcançados até o momento.

Lançamento do Observatório de Restauração e Reflorestamento 2.0

A Aliança foi representada no Lançamento do Observatório da Restauração e Reflorestamento 2.0, que ocorreu no dia 17 de outubro e foi realizado pela Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura. Andrew Michols, do ICRAF/CIFOR, apresentou a Aliança e salientou, no encontro, o trabalho realizado em prol da restauração do bioma. A Aliança contratou assessoria jurídica para revisar sua política de dados e dar seguimento à inclusão de dados da Amazônia na plataforma. Acesse o ORR 2.0