Aliança pela Restauração na Amazônia faz sua primeira participacao na CONAVEG

Aliança pela Restauração na Amazônia faz sua primeira participacao na CONAVEG
dezembro 19, 2023 Aliança Pela Restauração da Amazônia

Na primeira participação na reunião da Comissão Nacional para Recuperação da Vegetação Nativa (CONAVEG), a Aliança pela Restauração na Amazônia esteve representada por Rodrigo Gravina Prates Junqueira, do Instituto Socioambiental (ISA). 

Na pauta da reunião estiveram a apresentação do histórico, momento atual e perspectivas futuras da Política Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa (PROVEG) e do Plano Nacional de Vegetação Nativa (Planaveg) e o processo de revisão do PLANAVEG. Também foram propostas e aprovadas a criação das três Câmaras Consultivas Temáticas da CONAVEG: inteligência espacial e monitoramento, economia da recuperação e arranjos de implementação do PLANAVEG. Os participantes da reuniao aprovaram ainda o regimento interno. 

Durante o encontro, Rodrigo entregou à secretaria executiva da CONAVEG a Nota Técnica intitulada “Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento da Cadeia Produtiva de Sementes Nativas para a Restauração de Ecossistemas no Brasil”. O documento foi elaborado por diversos membros da sociedade civil e visa fornecer recomendações fundamentais ao poder público para impulsionar a adaptação da legislação vigente, assegurando a restauração de ecossistemas em larga escala e com qualidade.

A Nota Técnica, desenvolvida pelo Redário Redes de Sementes e pelo Comitê Técnico de Sementes Florestais, conta com o respaldo e apoio de importantes entidades, como a Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE), o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, Aliança pela Restauração na Amazônia, Araticum – Articulação pela Restauração do Cerrado e Rede Sul de Restauração Ecológica. Para ler a Nota Técnica, acesse: https://redario.org.br/nota-tecnica.

Para Rodrigo, a participação ativa da Aliança na Comissão representa uma união de esforços da sociedade civil na representação dos seis biomas. A presença da Aliança na CONAVEG reforça o compromisso conjunto de diversos setores em prol da restauração da vegetação nativa na Amazônia.