Na primeira participação na reunião da Comissão Nacional para Recuperação da Vegetação Nativa (CONAVEG), a Aliança pela Restauração na Amazônia esteve representada por Rodrigo Gravina Prates Junqueira, do Instituto Socioambiental (ISA).
Na pauta da reunião estiveram a apresentação do histórico, momento atual e perspectivas futuras da Política Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa (PROVEG) e do Plano Nacional de Vegetação Nativa (Planaveg) e o processo de revisão do PLANAVEG. Também foram propostas e aprovadas a criação das três Câmaras Consultivas Temáticas da CONAVEG: inteligência espacial e monitoramento, economia da recuperação e arranjos de implementação do PLANAVEG. Os participantes da reuniao aprovaram ainda o regimento interno.
Durante o encontro, Rodrigo entregou à secretaria executiva da CONAVEG a Nota Técnica intitulada “Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento da Cadeia Produtiva de Sementes Nativas para a Restauração de Ecossistemas no Brasil”. O documento foi elaborado por diversos membros da sociedade civil e visa fornecer recomendações fundamentais ao poder público para impulsionar a adaptação da legislação vigente, assegurando a restauração de ecossistemas em larga escala e com qualidade.
A Nota Técnica, desenvolvida pelo Redário Redes de Sementes e pelo Comitê Técnico de Sementes Florestais, conta com o respaldo e apoio de importantes entidades, como a Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE), o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, Aliança pela Restauração na Amazônia, Araticum – Articulação pela Restauração do Cerrado e Rede Sul de Restauração Ecológica. Para ler a Nota Técnica, acesse: https://redario.org.br/nota-tecnica.
Para Rodrigo, a participação ativa da Aliança na Comissão representa uma união de esforços da sociedade civil na representação dos seis biomas. A presença da Aliança na CONAVEG reforça o compromisso conjunto de diversos setores em prol da restauração da vegetação nativa na Amazônia.