Evento debate contribuições da restauração para o desenvolvimento regional amazônico

Evento debate contribuições da restauração para o desenvolvimento regional amazônico
agosto 2, 2023 Aliança Pela Restauração da Amazônia

A Aliança pela Restauração na Amazônia, em conjunto com as organizações parceiras Ecoporé, Instituto Socioambiental (ISA), TNC (The Nature Conservancy) e IMAZON, realiza neste domingo, 6, a plenária auto-organizada “As contribuições da restauração para o desenvolvimento regional amazônico”. O evento ocorrerá durante a Cúpula da Amazônia, nos “Diálogos Amazônicos”, na cidade de Belém (PA).

A restauração de ecossistemas é uma estratégia de extrema importância no enfrentamento das mudanças climáticas, da perda da biodiversidade e para o desenvolvimento socioeconômico de comunidades rurais e tradicionais. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) podem ser impactados positivamente por meio das ações de restauração. Reconhecendo sua relevância para a humanidade, a ONU declarou a ‘Década da Restauração de Ecossistemas’ (2021 a 2030).

Nesse contexto, o Brasil se comprometeu a restaurar e reflorestar 12 milhões de hectares de florestas até 2030, sendo 4,8 milhões de hectares destinados à Amazônia. Esse compromisso é respaldado por leis e políticas públicas em âmbito nacional, estadual e municipal. A restauração desempenha um papel fundamental na Amazônia, podendo contribuir para um novo paradigma de desenvolvimento socioambiental, com a participação ativa dos povos e comunidades locais, através da sociobioeconomia.

A Aliança pela Restauração na Amazônia, criada em 2017, é uma iniciativa que reúne mais de 100 organizações da sociedade civil, academia, empresas e instituições do governo federal e subnacionais. Seu principal objetivo é articular diversos atores em prol da restauração na Amazônia, integrando-a à conservação e buscando benefícios socioeconômicos compartilhados.

O evento “As contribuições da restauração para o desenvolvimento regional amazônico” apresentará a estratégia da Aliança para cumprir sua missão, focando na capilaridade de iniciativas de base comunitária. Serão destacadas as ações de quatro organizações da sociedade civil, que atuam principalmente na região do arco do desmatamento. Essas iniciativas promovem impactos diretos no bem-estar da região, fortalecendo a cadeia produtiva de sementes através da iniciativa “Redário”, e implementando sistemas agroflorestais (SAFs) e sistemas agroalimentares diversificados, como o “Viveiro Cidadão”, “Cacau Floresta“, “Floresta para Sempre” e “Acelerador de Agroflorestas e Restauração“. Tais ações têm potencial para promover segurança alimentar, aumentar a renda das comunidades, facilitar a adequação ambiental dos imóveis rurais e oferecer oportunidades para populações vulneráveis, incentivando o protagonismo e autonomia de mulheres e jovens em seus territórios.

De acordo com Rodrigo Freire, secretário executivo da Aliança, a iniciativa busca promover a valorização da dimensão social, produtiva e econômica da restauração na Amazônia, como elementos críticos para o sucesso das ações de recuperação e conservação dos ecossistemas da região.

O evento terá início às 16h00 na Sala 01 do Hangar, em Belém (PA). A capacidade será limitada a 80 pessoas e é exclusivo para os participantes dos Diálogos Amazônicos.

Confira a programação:

06/08 – Domingo

16h00 – 16h15AliançaAbertura
16h15 – 16h35IMAZONRestaurando paisagens com agroflorestas e condução de regeneração natural na Amazônia
16h35 – 16h55Instituto Socioambiental (ISA)Redário: Restauração em escala com diversidade e impacto socioambiental positivo através das Redes de Sementes
16h55 – 17h15TNCRestauração econômica como oportunidade social para a agricultura familiar no Pará 
17h15 – 17h35EcoporéViveiro Cidadão: Uma década de lições junto a agricultura familiar em Rondônia
17h35 – 18h00Perguntas e respostas / encerramento

Serviço:

As contribuições da restauração para o desenvolvimento regional amazônico
Data: 06/08 (domingo)
Horário: 16:00 às 18:00
Local: Sala 01 – Hangar – Belém (PA)
Capacidade: 80 pessoas – exclusivo para participantes dos Diálogos Amazônicos