Novo Relatório de Atividades

Novo Relatório de Atividades
maio 10, 2023 Aliança Pela Restauração da Amazônia

Está disponível o Relatório de Atividades 2022 da Aliança pela Restauração na Amazônia. O documento apresenta uma visão geral das ações realizadas pela iniciativa no ano que passou. Todo o trabalho, baseia-se em um conjunto de 17 objetivos estratégicos e 57 ações que irão guiar a Aliança até 2027, visando dar sustentação e impacto ao trabalho do coletivo. Além de ter registrado um crescimento de 10% no número de membros, 2022 foi um ano produtivo em frentes como a definição de prioridades e o desenvolvimento do Planejamento Estratégico. Ao todo, são 71 instituições-membro (2 governamental, 12 instituições acadêmicas e de pesquisa, 18 empresas e 39 da sociedade civil, incluindo associações).

Somam-se a isso, as atividades desempenhadas pelos Grupos de Trabalho –  Políticas Públicas, Bioeconomia da Restauração e Pesquisa e Extensão, a realização de diversos eventos – presenciais e virtuais -, participações em agendas e posicionamentos envolvendo o tema da restauração na Amazônia, e o fortalecimento das conexões com outros coletivos e organizações como Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE), Coalização Brasil Clima, Florestas e Agricultura, Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, Araticum, Rede Sul, Rede Trinacional, WWF-Brasil,  WRI Brasil, Imazon, entre outras.

Outros destaques de 2022 incluem o incremento no número de publicações assinadas pela Aliança, assim como a ampliação da divulgação de conteúdos por meio das redes sociais e uma maior  presença na mídia. 

“O entendimento da importância e dos benefícios da floresta amazônica para as pessoas, associado ao crescente interesse de diversos setores em agir em busca do desenvolvimento sustentável, reafirma a necessidade de iniciativas como a Aliança, que atua com o propósito de ser uma catalisadora e amplificadora da agenda de restauração florestal. Experimentamos um ano intenso e produtivo, o que nos motiva a ir em frente com o trabalho pela restauração de áreas degradadas da maior floresta tropical do planeta”, afirma Rodrigo Freire, secretário executivo da Aliança pela Restauração na Amazônia e líder de Áreas Privadas para a Amazônia na The Nature Conservancy (TNC) Brasil.

Leia a íntegra do Relatório de Atividades 2022.