Aliança conta com eventos e participação em estandes no maior encontro sobre restauração no Brasil, que ocorre entre os dias 8 e 12 de julho
A Aliança pela Restauração na Amazônia marca presença na 5ª Conferência Brasileira de Restauração Ecológica, promovida pela Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE). O evento ocorre entre os dias 8 e 12 de julho, em Juazeiro (BA) e Petrolina (PE).
Em três sessões, dois estandes e uma reunião com membros, o objetivo da Aliança é levar a discussão a respeito da importância da restauração da Amazônia para a Conferência, além de estreitar laços com parceiros e estabelecer novas conexões em prol do bioma. A participação da Aliança contou com o apoio do Fundo Vale.
Confira, abaixo, a programação completa da Aliança:
Sessões
Simpósio: Bioeconomia da Restauração na Amazônia brasileira
09/07, das 16h às 17h30
Anfiteatro 7 do Complexo Multieventos
Co-construção entre PROiSE (consultoria contratada para dar suporte neste trabalho) e Aliança, que pretende ser um momento para compartilhar alguns dos casos de sucesso em bioeconomia da restauração mapeados na Amazônia.
Mesa de debate: Diálogos sobre a restauração ecológica e povos indígenas
10/07, das 9h às 12h
Complexo Multieventos
A ideia é, juntamente com o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, compartilhar experiências, desafios e oportunidades dos coletivos biomáticos de restauração e o trabalho em rede, bem como apresentar a situação da participação de organizações indígenas nesses coletivos. A mesa integra o 1º Encontro Indígena de Restauração Ecológica (EIRE).
Simpósio: Coletivos de restauração nos biomas brasileiros: história e lições aprendidas
11/07, das 10h30 às 12h
Anfiteatro Principal do Complexo Multieventos
Evento com representação da Aliança junto ao Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, Araticum – Articulação pela Restauração do Cerrado, Rede Sul de Restauração Ecológica, RECCA – Rede pela Restauração da Caatinga, Pacto pela Restauração do Pantanal.
Sessão: Planos de recuperação da vegetação nativa nos estados: o exemplo do Pará como impulsionador para a Amazônia
11/07, das 10h30 às 12h
Sala 02 – Bloco de Salas
Este evento integra o Simpósio sobre Programa de Recuperação da Vegetação Nativa (PRVN) com a experiência do Pará.
Estandes
Estande da SOBRE que terá participação dos coletivos biomáticos que são capítulos da instituição, como a Aliança pela Restauração na Amazônia, Pacto pela Restauração da Mata Atlântica e Rede Sul.
Estande através de apoio do Union for Restoration.
Reunião de membros da Aliança
08/07, das 8h às 12h
Local a ser definido
O debate sobre “Restauração na Amazônia e perspectivas para a COP30” será realizado neste espaço, sem possibilidade de transmissão para membros que não estiverem no evento presencialmente.
Sobre a Conferência Brasileira de Restauração Ecológica
A Conferência Brasileira de Restauração Ecológica é um evento nacional promovido a cada dois anos pela Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE). A próxima edição ocorre entre os dias 8 e 12 de julho de 2024, nas cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), com apoio do Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (NEMA) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Pela primeira vez, o evento será realizado na Caatinga, uma Floresta Tropical Sazonalmente Seca, localizada majoritariamente, na região Nordeste do Brasil.
Público-alvo: Estudantes, técnicos, extensionistas, consultores privados, ambientalistas, gestores públicos, viveiristas, coletores de sementes, povos originários, quilombolas e defensores das florestas, professores e pesquisadores das áreas de restauração ecológica, espécies nativas, silvicultura e demais temas afins.