
Série de conteúdos divulga publicação lançada ano passado, que conta com 13 casos de sucesso no bioma
A Aliança pela Restauração na Amazônia lança uma série de posts nas redes sociais para divulgar os 13 casos de sucesso em bioeconomia da restauração destacados em um estudo inédito no ano passado. O documento, construído pela Aliança pela Restauração da Amazônia com apoio da The Nature Conservancy (TNC) Brasil contempla casos e negócios de sucesso relacionados à restauração no bioma.
O estudo surgiu a partir do entendimento que as iniciativas e negócios da restauração florestal na Amazônia ainda possuem pouca visibilidade e limitado entendimento sobre suas operações e oportunidades de desenvolvimento. E dada a urgência climática enfrentada no mundo todo e em especial na Amazônia, ficou evidente a necessidade de acelerar os processos de estruturação de mecanismos financeiros e operacionais que assegurem que os recursos cheguem ao campo de forma eficaz para os diferentes atores da restauração. O mapeamento abrangeu 61 casos potenciais, dos quais 13 foram selecionados como os mais relevantes.
Os critérios adotados no documento levaram em consideração a diversidade de localidades, modelos de negócios e tamanhos das iniciativas. Além disso, foram avaliados fatores chave para o sucesso, como sustentabilidade financeira e governança social, com foco nos benefícios econômicos, sociais e ambientais gerados.
A publicação completa pode ser acessada aqui. Os conteúdos podem ser acompanhados pelo Instagram e pelo LinkedIn da Aliança.