O integrante e coordenador do Conselho de Coordenação Estratégica, Marcelo Ferronato, representou Aliança no evento, que ocorreu em Brasília
A Aliança pela Restauração na Amazônia foi representada no Seminário Acadêmico Internacional sobre Gestão Florestal Sustentável na Amazônia, realizado em Brasília, de 10 a 13 de junho de 2024. O integrante e coordenador do Conselho de Coordenação Estratégica (CCE) da Aliança, Marcelo Ferronato, apresentou sobre “Restauração de Ecossistemas na Amazônia: integrando ciência e conhecimento tradicional para a recuperação de serviços ambientais”. Ferronato é vice-presidente da Ecoporé, organização que integra a Aliança.
No evento, ele representou a Aliança, a Ecoporé, a Sociedade pela Restauração Ecológica na Ibero América e Caribe, (capítulo da Society for Ecological Restoration) e o Programa de Pós-graduação em Conservação e Uso de Recursos Naturais (PPGReN) da Universidade Federal de Rondônia.
O evento reuniu participantes de oito países e cerca de 40 instituições acadêmicas e centros de pesquisa internacionais, como plataforma para promover a articulação entre atores acadêmicos, institutos e centros de pesquisa amazônicos e internacionais.
“Com a participação de diversos especialistas, discutimos metodologias inovadoras, tecnologias emergentes e novos enfoques na pesquisa sobre manejo florestal e manejo integral do fogo na região amazônica. Além disso, exploramos a importância da integração da ciência e do conhecimento tradicional para enfrentar os desafios ambientais e promover a sustentabilidade na Amazônia”, conta Ferronato.