
Documento foi elaborado pelo GT de Políticas Públicas e está disponível para download no site
A Aliança pela Restauração na Amazônia lançou uma publicação sobre políticas e fontes de financiamento para restauração florestal no bioma amazônico, com recomendações de implementação e monitoramento. Com 83 páginas, o documento foi elaborado pelo Grupo de Trabalho (GT) em Políticas Públicas e contou com um evento de lançamento na sexta-feira, 25 de abril, às 15 horas, com transmissão pelo canal de YouTube da Aliança.
Na publicação, é feito um mapeamento das políticas públicas atuais em nível estadual e internacional e de programas e projetos para financiamento à restauração no bioma. De acordo com a líder do GT, Sâmia Nunes (ITV), para a implementação efetiva dessas políticas e acesso a financiamento, é essencial identificar lacunas, desafios e prioridades, além de explorar oportunidades de atuação para a Aliança.
“Entre os aspectos considerados estão a integração entre diferentes políticas, esferas de governo e setores, disponibilidade de recursos financeiros, participação da sociedade civil, e mecanismos de monitoramento e avaliação eficazes”, comenta Sâmia.
Por isso, o estudo busca não apenas mapear as iniciativas existentes, mas também oferecer uma análise crítica que possa apoiar o desenvolvimento de estratégias de incidência efetivas, que promovam a restauração da floresta amazônica e seus serviços ecossistêmicos vitais.
A publicação pode ser baixada por meio deste link.
A gravação da transmissão ao vivo pode ser conferida aqui.