A Aliança pela Restauração na Amazônia está elaborando o `Protocolo de Monitoramento da Restauração Florestal no Bioma` incluindo diversos atores de todos os setores, e considerando as diferentes fitofisionomias, em diferentes escalas geográficas para atender diferentes objetivos. Essa iniciativa da Aliança está sendo liderada pelo Instituto Socioambiental (ISA), com apoio da CI-Brasil e do WRI-Brasil e tem prevista sua finalização ainda no primeiro semestre deste ano.
Ao longo do mês de janeiro de 2021 foram mapeadas as iniciativas existentes de protocolos de monitoramento na Amazônia desenvolvidas por diferentes instituições, assim como as exigências legais em cada Estado.
No dia 23 de março a Aliança realizou oficina que teve como objetivos discutir os resultados no levantamento de dados realizados anteriormente e avançar na construção coletiva do protocolo para o bioma.
O encontro contou com a apresentação e discussão da proposta de indicadores universais e conceituação de valores de referência; e a identificação de lacunas e oportunidades para alavancar as ações de monitoramento da restauração no bioma.
Participaram 45 pessoas e cerca de 30 instituições que ajudaram a compor um documento resumindo as informações discutidas pelos especialistas durante o evento (entendimentos, critérios, recomendações).