
Evento foi realizado pela Embrapa em Brasília
A Aliança pela Restauração na Amazônia participou do workshop “Sistemas de Referência para Restauração Ecológica e Produtiva da Amazônia” na Embrapa Sede, em Brasília (DF), nos dias 14 e 15 de maio. O evento apresentou diversos sistemas de referência de projetos da Embrapa na Amazônia Legal.
A organização foi representada por Fabrício Ferreira, da Embrapa Amazônia Oriental, líder da Rede Restaurabio e do GT Silvicultura de Espécies Nativas da Aliança; por Joice Ferreira da Embrapa Amazônia Oriental e Danielle Celentano do ISA, ambas do Conselho de Coordenação Estratégica da Aliança; Hellen Mileo da TNC e da Secretaria Executiva da Aliança; Ramon Souza da ECOPORÉ; Amanda Paiva Quaresma da Secretaria Executiva Operacional da Aliança; Rodrigo Junqueira do ISA; Valmir Ortega da Belterra; e Alexis Bastos da Rioterra.
Os projetos apresentados no evento reúnem aspectos sociais e culturais, condições edafoclimáticas, infraestrutura e logística, comercialização e mercado, além de outros itens. Neles, destacou-se a participação ativa de lideranças locais, tanto agricultores e agricultoras como extensionistas. Nas apresentações, foi enfatizado o que especialistas consideram “espécies diamantes” para sistemas agroflorestais (SAFs) de referência na Amazônia, como açaí, cacau, café e cupuaçu.
Também foram apresentados o programa AmazonSAF, ferramenta que contribui para mensuração e aumento de produtividade com análises financeiras dos SAFs, e a Rede Restaurabio, que é o resultado do Grupo de Trabalho de Restauração de Ecossistemas, que mapeou os especialistas das Embrapas de todo o Brasil. A Rede foi criada com o propósito de desenvolver diversos modelos de restauração de ecossistemas (produtivos e ecológicos) para influenciar políticas públicas e sistemas de financiamento, identificar as lacunas tecnológicas e de conhecimento nas diferentes áreas da restauração de ecossistemas, realizar a governança interna da rede e gerir conhecimentos sobre o tema.