
Termos de Referência são voltados para formações a agricultores familiares, gestores e técnicos e povos indígenas
O Projeto Multiplica Amazônia, uma cooperação entre a Aliança pela Restauração na Amazônia, a Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE) e a The Nature Conservancy (TNC) Brasil, com recursos da Bezos Earth Fund abre três editais para contratação de consultorias voltadas a treinamentos para agricultores familiares, gestores e técnicos públicos e privados e povos indígenas e comunidades tradicionais. O prazo para inscrição foi prorrogado e se estende até 18 de janeiro de 2026.
O projeto tem como objetivo ampliar a escala da restauração ecológica no bioma amazônico, fortalecendo capacidades locais e contribuindo para a implementação do Plano Estadual de Recuperação da Vegetação Nativa do Pará (PRVN) e do Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa (Planaveg).
Contratação de Organizações Especializadas (Implementadoras) para Treinamentos de Restauração Florestal voltados a agricultores familiares e produtores rurais na Amazônia
Nesse contexto, este Termo de Referência visa viabilizar a contratação de organizações especializadas, responsáveis por conduzir a formação prática e teórica de agricultores familiares e produtores rurais. Tais atores e comunidades locais enfrentam desafios relacionados ao desmatamento ilegal, expansão agrícola e baixa eficiência produtiva e necessitam de fortalecimento técnico para restaurar áreas degradadas, garantir segurança alimentar e desenvolver cadeias produtivas sustentáveis.
O objetivo é contratar implementadoras especializadas para planejar, articular e implementar treinamentos presenciais e online junto à pelo menos 150 (cento e cinquenta) agricultores familiares e produtores rurais no Estado do Pará (com possibilidade de expansão para Acre e Rondônia). Confira o edital completo aqui.
Contratação de organizações especializadas (implementadoras) para Treinamentos de Restauração voltados a gestores e técnicos públicos e privados de Instituições Ambientais e de ATER
Na restauração de paisagens, os gestores e técnicos públicos e privados de instituições ambientais e de assistência técnica e extensão rural (ATER) exercem papel estratégico na formulação, regulação e execução de políticas de restauração, licenciamento, monitoramento ambiental e apoio para produtores rurais.
Assim, este Termo de Referência tem por objetivo viabilizar a contratação de organizações especializadas (implementadoras) para conduzir a formação prática e teórica desses gestores, fortalecendo a capacidade institucional para liderar e ampliar a agenda de restauração ecológica na Amazônia. Confira o edital completo aqui.
Contratação de Organizações Especializadas (Implementadoras) para Treinamentos de Restauração Florestal voltados a Povos Indígenas e Populações Tradicionais na Amazônia
Este Termo de Referência visa viabilizar a contratação de organizações especializadas, responsáveis por conduzir a formação prática e teórica de povos indígenas e populações tradicionais. Tais povos e comunidades enfrentam desafios relacionados ao desmatamento ilegal, expansão agrícola e baixa eficiência produtiva e necessitam de fortalecimento técnico para restaurar áreas degradadas, garantir segurança alimentar e desenvolver cadeias produtivas sustentáveis.
Essa estratégia visa apoiar para que os atores locais estejam plenamente preparados para liderar processos de restauração em seus territórios, assegurando escala, qualidade técnica e impactos duradouros na restauração da Amazônia. Confira o edital completo aqui.



