
Com objetivo de fazer análise participativa dos territórios, encontro ocorreu em Belém
A Aliança pela Restauração na Amazônia promoveu uma oficina presencial do Hub de Inteligência Estratégica da Aliança no dia 17 de setembro, na Cas’Amazônia, em Belém, no Pará. Com duração de um dia inteiro, a atividade teve como objetivo a priorização participativa de territórios para o início das ações estratégicas da iniciativa do Hub da Aliança na paisagem, incluindo maior entrosamento entre atores, estabelecimento de acordos pré-competitivos e otimização de ações.
Participaram mais de 30 representantes de ONGs, governo federal (Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima), governo estadual (Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Pará), além de financiadores (BNDES), empresas, entidades de pesquisa e extensão e academia.
Entre os resultados do evento, estão a identificação de condições habilitantes e territórios estratégicos para a restauração na Amazônia, onde ações públicas e privadas em curso possam ser otimizadas, e também foram definidos os próximos passos para o lançamento do conceito do HUB na COP 30, em novembro de 2025, na Agrizone. A ideia é que a Aliança pode ajudar na confluência de ações conjuntas entre membros da Aliança e atores locais, de forma estratégica e multiplicando resultados.
A oficina contou com o apoio do IIS, do Fundo Vale, do iCS e Bezos Earth Fund.