Aliança abre edital para contratação de consultoria para facilitar e construir posicionamento

Aliança abre edital para contratação de consultoria para facilitar e construir posicionamento
maio 7, 2025 Cândida Schaedler

Serviço será focado em documento técnico-político sobre a relação entre silvicultura de espécies nativas e restauração ecológica na Amazônia

A Aliança pela Restauração na Amazônia, em parceria com a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, está com seleção aberta para contratação de consultoria PJ para apoiar a facilitação e construção de posicionamento técnico-político sobre a relação entre silvicultura de espécies nativas e restauração ecológica na Amazônia.

A consultoria envolve a coordenação e facilitação de um webinar técnico com especialistas, sistematização das discussões e elaboração de um documento de posicionamento institucional da Aliança. Entre os produtos esperados, estão relatório detalhado do webinar com sistematização das discussões e um Documento de posicionamento da Aliança sobre Silvicultura de Espécies Nativas, considerando etapas de revisão a partir de consolidação dos comentários técnicos dos especialistas.

Contexto da importância da consultoria

A silvicultura de espécies nativas tem ganhado destaque como estratégia para aliar produção florestal sustentável, conservação da biodiversidade e geração de emprego e renda no campo. Ao mesmo tempo, ela se apresenta como oportunidade para fortalecer as cadeias da restauração ecológica em larga escala, especialmente no bioma amazônico.

Neste contexto, as organizações que estão contratando buscam consolidar uma posição comum entre especialistas, pesquisadores e organizações atuantes na agenda da restauração e silvicultura de espécies florestais nativas na região amazônica. Esse processo teve início com o evento “Silvicultura de Espécies Nativas na Amazônia: contexto atual e perspectivas” realizado em Belém, em 28 de novembro de 2024. A consultoria contratada irá promover diálogo técnico para construção de um posicionamento que reflita a visão da Aliança pela Restauração na Amazônia sobre a relação entre silvicultura de nativas e restauração na Amazônia.

Critérios de diversidade e atuação na Amazônia serão considerados diferencial na seleção!

O prazo para envio de propostas é 20 de maio de 2025 e o TdR completo pode ser acessado por meio deste link