Aliança em ação: confira os eventos nos quais marcamos presença em junho

Aliança em ação: confira os eventos nos quais marcamos presença em junho
julho 11, 2025 Cândida Schaedler

Fórum sobre mudanças climáticas e preparação para a COP30 estiveram na programação

A Aliança pela Restauração na Amazônia participou de diversas atividades ao longo de junho para discutir temas pertinentes ao bioma. Confira, abaixo, as principais:

Fórum sobre mudanças climáticas

A edição especial do Fórum Paraense sobre Mudanças e Adaptação Climática do Estado do Pará (FPMAC) aconteceu nos dias 10 e 11 de junho. A Aliança participou com um painel sobre “Estratégias para alavancar a restauração no estado no Pará”.

Sâmia Nunes e Gracialda Ferreira apresentaram respectivamente, os resultados da consultoria que mapeou políticas públicas e mecanismos de financiamento para a restauração na Amazônia com recorte para o Pará, e o programa de treinamento em restauração florestal com o curso piloto junto a comunidades agroextrativistas do município de Portel (PA), onde foram instaladas Unidades de Restauração – URs e Áreas de Coleta de Sementes – ACSs. A coordenadora executiva da Aliança, Amanda Paiva Quaresma, moderou o painel e apresentou os principais resultados da Aliança no último período.

Rumo à COP30

A Aliança também participou do evento “Rumo à COP 30 – Planejamento integrado e participativo da restauração florestal em resposta à crise climática”, que aconteceu na Embrapa Amazônia Oriental no dia 10 de junho. O objetivo foi integrar cientistas e atores-chave da restauração florestal na Amazônia e orientar pesquisas no âmbito da cooperação entre Embrapa e Universidade de Lancaster, Centro CAPOEIRA e Projeto GCBC, além de alinhar conhecimentos e expectativas sobre o planejamento espacial da restauração florestal no Pará.

Foram realizadas apresentações do planejamento espacial da restauração abordado no Plano de Recuperação da Vegetação Nativa do Estado do Pará (PRVN-PA), do monitoramento espacial da vegetação pelo Planaveg, perspectivas para o Planejamento Espacial da Restauração em nível nacional e o planejamento integrado e participativo entre atores-chave.

Foram divididos quatro grupos de trabalho para debater assuntos sugeridos a partir de perguntas norteadoras, como métricas e indicadores ambientais; métricas e indicadores socioeconômicos; riscos climáticos; engajamento e participação. A síntese dos grupos foi apresentada em plenária seguida de discussões com os próximos passos.

Reunião extraordinária do Plano de Restauração da Vegetação Nativa

A Aliança também participou da 1ª Reunião Extraordinária da Câmara Técnica Permanente (CT) do Plano de Restauração da Vegetação Nativa do Pará (PRVN-PA), no dia 12 de junho, na Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) de Belém. Nosso coletivo biomático contou com a participação de Sâmia Nunes (ITV), que contribuiu para seguir com a priorização de ações do quadro do PRVN, com vistas para a construção do Programa de Implementação do PRVN-PA.