A Aliança pela Restauração na Amazônia passa a ter representação na Comissão Nacional para Recuperação da Vegetação Nativa (Conaveg). A vaga destinada à Aliança é para a sociedade civil com atuação na Amazônia e será ocupada pelo Instituto Socioambiental (ISA).
A Conaveg é responsável por gerir a Política Nacional para Recuperação da Vegetação Nativa (Proveg) e o Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa (Planaveg), coordenando a implementação, o monitoramento e a avaliação de ambos.
De acordo com a Aliança, essa representação é uma oportunidade única para as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) contribuírem ativamente na gestão e promoção da restauração da vegetação nativa na Amazônia.
O ISA, fundado em 1994, atua desde 2006 na estruturação da cadeia produtiva e na execução de projetos de restauração ecológica no Bioma. É membro da Aliança desde sua origem, em 2017, e se comprometeu com o diálogo contínuo e alinhamento de posicionamentos através das instâncias de governança da Aliança.
Para Rodrigo Junqueira, Secretário Executivo do ISA, “O êxito na implementação das políticas públicas voltados a restauração está diretamente ligado à participação ativa da sociedade civil no processo de priorização, planejamento, execução e monitoramento, a fim de assegurar que sejam relevantes para toda a sociedade e em especial para os povos e comunidades tradicionais e locais.”
Ao lado do ISA, assumirá também como membro titular da Conaveg, The Nature Conservancy Brasil (TNC) representando a sociedade civil do Bioma Mata Atlântica e Pampa, e como suplentes, Instituto Florestar (Bioma Caatinga) e WWF-Brasil (Bioma Cerrado e Pantanal).
A primeira reunião ordinária da Conaveg, em Brasília, está marcada para o dia 28 de novembro de 2023.